CategoriasBrandingInfluência

A verdadeira influência acontece bem perto.

É sempre bastante curioso pra mim ver como algumas pessoas hoje querem influenciar milhares de outras. Elas querem holofotes, querem todos falando delas, a corrida é animal pra conseguir ter o maior número de seguidores e audiência possível.

Uma das últimas perguntas que tenho ouvido é: como você se sente influenciando tantas pessoas de maneira tão rápida com o branding.lab? Nessa hora eu sempre travo. E me lembro de um princípio que desde o começo do projeto eu trago comigo.

“Eu só quero influenciar de verdade. Uma pessoa – alguém.

Simplesmente ALGUÉM. E então, eu começo a me lembrar das pessoas que influenciei ao meu redor desde que comecei esse movimento com o BL. 

O que eu quero dizer: É muito fácil você querer influenciar milhares, você ser o bam-bam-bam da festa, difícil é você conseguir plantar aquela transformação de verdade no seu primo, algum familiar ou amigo próximo que não está bem.

Pra mim o verdadeiro significado de influência, é alguém que está ali do seu lado, sem sonhos, sem perspectiva, sem coragem decidir se levantar simplesmente porque foi inspirado por você – que também estava ali do ladinho dele sempre – também apagado, mas que despertou e vai levar todo mundo junto.

O significado de influência pra mim foi no dia que eu comecei a ver vários amigos do meu antigo trabalho fazendo coisas que antes não faziam, criando projetos pessoais, melhorando portfólio, acreditando em si mesmos, simplesmente porque foram inspirados pelo BL. Eu mostro alguns desses projetos no meu Obook Tenha Seu Próprio Projeto.

Foi ver uma amiga que teve depressão durante anos, melhorando significativamente, criando um projeto, movimentando outras pessoas, ganhando mais dinheiro, voltando a sonhar, olhar pra mim e dizer: “muito obrigada pelo BL, você me inspira demais pra seguir com o meu projeto.” Sempre sorrindo, cheia de planos e me pedindo ajuda.

Foi ver minha mãe, que nunca trabalhou na vida empolgada pra fazer um novo curso de culinária depois de ler meu Obook, começar a fazer receitas e abrir encomendas. A ganhar o próprio dinheiro dela – coisa que ela não teve a vida inteira. E, me ajudando com algumas partes burocráticas do BL. Se sentindo agora, alguém útil e relevante.

E sempre me pergunto: até quando vamos querer o olhar de tantos, ignorando o olhar dos poucos que estão à nossa volta?

Eu posso dizer que causei uma revolução interna dentro de alguns amigos quando pedi demissão depois de 7 anos e resolvi acreditar no meu sonho.

A decisão foi minha, mas despertou algo neles que até agora não sei explicar tudo que comecei a ver acontecer no meu ciclo social. Contágio, é a palavra.

Até quando vamos querer falar pra milhares, estar nos grandes palcos dos eventos, sermos entrevistados, se ignoramos a hora perfeita de plantar algo bom no pequeno grupo de amigos em uma festinha da firma?

Algumas pessoas que estão perto de nós não estão BEM. Temos empatia e sensibilidade suficiente para perceber ou estamos ocupados demais em busca da nossa audiência “bombástica” no instagram?

Quando foi que transformar UMA vida ficou insignificante diante da busca por transformar MILHARES?

A verdadeira influência acontece bem perto de você. A verdadeira influência está na unidade. Está no indivíduo e na nossa capacidade de se conectar.

A verdadeira influência não é a capacidade de falar e ser visto ou ouvido por muitos. Mas é a capacidade de PENETRAR no coração das pessoas e ser como uma raiz que GERA um fruto.

Eu acredito nisso. Eu não acredito em 100, 200, 300 mil seguidores. Eu acredito em 1 pessoa que colocou em prática alguma coisa que eu ensinei e teve uma mudança significativa. Alguém que verdadeiramente me ouviu e decidiu fazer algo a respeito.

Ainda acredito que plantar uma transformação em uma vida, a que está ali, bem perto de você tem muito mais poder no jogo da vida do que ficar lutando pra ser visto no holofote da internet na tentativa desesperada de ser visto por muitos.

Se também fizer sentido pra você, compartilha e medita sobre isso: quem você está de fato influenciando?

Este artigo também está no Linkedin.

Curtiu? Então compartilhe!

10 comentários sobre “A verdadeira influência acontece bem perto.”

  1. Você me inspira! Vim da newsletter e de quebra li esse post maravilhoso.

    Sempre curti o formato de blog. Fiz vários quando adolescente, depois que parei de ter diário. Acho que é uma forma muito legal de compartilhar processos.

    E compartilhar processos é uma coisa que você faz de maneira excepcional!!! Parabéns, Ellen!
    Ah, feliz natal e ano novo também. 🥰

  2. Eu só quero dizer que vim ler isso no momento certo. Tô aqui na minha manhã de domingo tentando traçar meu futuro, meu 2021, cheia de incertezas, querendo ser alguém que influencia, mas não futilmente e sim, com algo relevante. Coisa que não é fácil.
    Obrigada. Continue falando ao mundo, sempre terá alguém precisando ler algo precioso assim. Obrigada, Ellen.

  3. Eu estava meio perdida, na verdade não estava perdida. Apenas não sabia se as minhas verdades seriam enteressantes serem faladas nas redes e quando vi seu texto. Tive a vereda que sim. Posso influenciar apenas 1 por vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicado por Ellen Medeiros

Atualmente sou fundadora e diretora criativa do Branding.lab. Crio conteúdo na internet há mais de 10 anos e sou apaixonada por branding, criação de conteúdo e construção de relacionamento online. Bio completa.